Tecnologia LoRa

Saiba mais sobre a Tecnologia LoRa para Rastreamento de informações

Conheça todos os detalhes da nova rede de longo alcance e baixo gasto energético

O que é a tecnologia LoRa?

A tecnologia LoRa (abreviação de Long Range – longo alcance, em inglês), é uma nova forma de comunicação sem fio, que surgiu no contexto da Internet das Coisas (IoT), como uma das soluções para suprir esse mercado tão cheio de oportunidades.

Embora o tipo de conexão seja semelhante ao Wi-Fi e Bluetooth, a LoRa permite comunicações em longas distâncias com baixíssimo gasto de energia, atingindo 3 a 4 km em áreas urbanas e até 15 km em áreas rurais.

Quais as principais vantagens da tecnologia LoRa?

A LoRa traz diversas vantagens em relação às demais conexões sem fio (como Wi-Fi e Bluetooth). Entretanto, sua aplicação é diferente dessas mais comumente utilizadas.

Veja abaixo algumas das principais vantagens da LoRa:

– Permite transmissões sem fio em ambientes urbanos, em distâncias que variam entre 3 e 4 km

– Já em áreas rurais, as distâncias chegam a 15 km

– O gasto energético é extremamente baixo, com uma potência de 20 dbm ou 100mW

– Por exemplo, um rádio conectado em LoRa na potência máxima tem picos de 0,12A, contra 2A da rede GSM

– Possui uma especificação de camada lógica simples e flexível, sendo ideal para IoT

– Usa uma modulação complexa chamada Chirp Spread Spectrum (CSS)

– Essa modulação é muito resistente à interferência e permite recuperação de sinal com eficiência

Como é a estrutura da LoRa?

A rede LoRa utiliza uma topologia em estrela – ou seja, cada dispositivo é conectado a um ponto central de acesso, que por sua vez transmite às informações aos receptores.

Na imagem abaixo, você pode conferir a estrutura da rede e, a seguir, os detalhes de cada ponto indicado.

  1. Módulos (ou end-points/end-nodes): São os dispositivos conectados à rede por meio dos módulos LoRa, que geram a informação que deve ser transmitida. Por exemplo: sensores de temperatura, detectores de fumaça e medidores de volume.
  2. Gateways: São responsáveis por receber os sinais enviados pelos módulos (1) e encaminhá-los para a Internet. Em teoria, cada gateway é capaz de receber dados de milhares de dispositivos, desde que estejam em sua área de cobertura.
  3. Servidores de rede: Estes servidores recebem, armazenam e gerenciam os dados recebidos dos gateways.
  4. Servidores de aplicações: Já esses servidores são os receptores: ou seja, provêm, para o cliente, o acesso aos dados recebidos, na forma de alguma aplicação que trate e processe tais dados de maneira útil.

Quais as aplicações recomendadas e não recomendadas?

A rede LoRa pode ser aplicada nas mais diversas localidades. Em ambientes urbanos, tem melhor resposta a estruturas (como prédios e casas) do que as redes Wi-Fi, por exemplo. Além disso, podem ser utilizadas em ambientes rurais, mesmo onde as redes de celular não têm alcance. Isso, é claro, desde que os módulos estejam dentro do alcance da rede.

Entretanto, quando falamos do tipo de aplicação, ela é mais voltada àquelas de baixa taxa de transmissão de informações, com poucos dispositivos IoT em concentração.

Isso significa que é uma tecnologia extremamente útil para agricultura, hospitais, cidades inteligentes e, principalmente, na logística – afinal, as informações que devem ser transmitidas são de baixa complexidade e demandam ótimo alcance.

Esse é o caso de sensores de temperatura, por exemplo: centenas de módulos podem ser conectados à rede e transmitir informações simultâneas aos gateways, que irão receber e processar tais dados de maneira rápida, eficiente e com baixíssimo gasto energético.

Em contrapartida, não é indicada para navegar na internet, por exemplo – já que existem outras redes que fazem isso de maneira excelente e, nesse caso, ainda são a melhor opção.

A tecnologia LoRa é uma ótima aliada aos dispositivos que a Uaitracker utiliza, que já têm suporte à rede com diversas vantagens. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *