Rastreamento ao Seu Alcance Notícias Sistema de rastreamento veicular: um estudo sob a perspectiva de transportadoras rodoviárias

Sistema de rastreamento veicular: um estudo sob a perspectiva de transportadoras rodoviárias

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Atualmente, os muitos estudos organizacionais abordam a
concepção de competitividade como um fato que impacta nas
estratégias de condução do negócio e concepção de metas. O
atendimento prestado aos clientes e a análise das necessidades
dos mesmos impactam, decisivamente, na sobrevivência de todo e
qualquertipo de organização.
Com os consumidores cada vez mais ansiosos, impacientes
e exigentes, a logística surge com a missão de entregar o
produto certo, na quantidade certa, no lugar e tempo certo com
menor custo possível, possibilitando ao cliente um maior
planejamento e controle de seu produto. Neste sentido, entendese por logística, o planejamento, organização, controle e realização de tarefas associadas a armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços visando evitar ao máximo o desperdício, garantindo a entrega e otimizando e organizando todos os serviços (WOILER, 2005).
Ballou (2007) argumenta que o termo logística refere-se a
um processo que abrange a relação entre materiais e dados,
envolvendo os diferentes elementos participantes, desde a
compra de matéria prima até a entrega do serviço ao consumidor
final.
Sob a perspectiva do mundo dos negócios, a logística tem
sido marcante, pois estabelece um vínculo de compra e venda.
Desta forma, várias atividades logísticas são acionadas
possibilitando, assim, o fluxo de mercadorias, sejam elas,
matérias primas, produtos para consumidor final ou produtos
semiacabados. Aos inúmeros operadores logísticos cabe a missão
7 de distribuir essas mercadorias em todo território nacional e
internacional proporcionando segurança e confiabilidade de
entrega aos clientes (GARRIDO, 2006).
De acordo com Barros (2005), o planejamento e a
execução eficaz da logística diminuem os custos operacionais das
empresas
, possibilitando acesso a novos mercados de insumos e
ajudam a alavancar a força do marketing, a explorar mercados
mais distantes, a agregar valor ao produto e a gerar satisfação ao
cliente.
Para Ballou (2007), a concepção logística agrupa as
atividades relativas ao fluxo de produtos e serviços para
administração coletiva. Essas atividades englobam atividades de
comunicação, transporte e estoques. A empresa precisa,
portanto, focalizar o controle e a coordenação coletivos das
atividades logísticas para alcançar ganhos potenciais.
De acordo com os dados disponibilizados pela Associação
Brasileira de Logística (2016), os serviços logísticos nacionais
movimentaram e faturaram algo em torno de R$ 214 bilhões no
ano de 2015. Em contrapartida, os altos índices de roubo de
carga preocupam os empresários e envolvidos. No Brasil foram
roubados no ano de 2014, cerca de R$ 700 milhões em
mercadorias. Devido a este prejuízo gigantesco, as seguradoras
estão evitando finalizar seguros com cargas muito visadas, como
por exemplo, cigarros, medicamentos, eletrônicos devido ao
elevado grau de valor das mercadorias e da alta procura por
parte dos ladrões. De 2011 a 2014, o roubo de cargas causou um
prejuízo de mais de 6 bilhões de reais ao país, que é o oitavo mais
perigoso do mundo para esse tipo de transporte (FLEURY,
2014).
A Confederação Nacional de Seguros efetuou uma
pesquisa em 2016, na qual chegou-se a conclusão de que no
Brasil são roubados 58 veículos por hora. Em pesquisa
semelhante efetuada pelo Fórum Brasileiro de Segurança
Pública a cada minuto é roubado ou furtado um carro no Brasil.
Contra essa realidade assustadora, o rastreador veicular é uma
das melhores opções para aumentar a segurança do veículo, da
carga e do motorista.

Diante das situações expostas, as empresas de
rastreamento veicular
estão aprimorando-se para minimizar este
cenário e atender as transportadoras não só na parte de
8 segurança mas também em relação a comunicação entre o
veículo e o rastreador, oferecendo inúmeros resultados para
controlar e gerenciar a mesma, possibilitando uma logística cada
vez mais eficiente e enxuta.

Fonte:

Júlio Cesar Zilli (UNESC)
[email protected]
Jeferson Konig (UNESC)

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