Rastreamento ao Seu Alcance Notícias Os 50 carros mais roubados do Brasil em 2015

Os 50 carros mais roubados do Brasil em 2015

Veja quais são os modelos com maior índice de roubo e furto no ano passado, de acordo com índice da Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep)

1. Os mais visados

(djedzura/Thinkstock/Thinkstock)

 

São Paulo – Dentre os carros mais vendidos do Brasil, o Fiat Palio Weekend foi o mais visado por ladrões no primeiro semestre de 2015, de acordo com a versão mais atualizada do Índice de Veículos Roubados (IV-R), divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Neste período, foram roubados ou furtados 922 veículos do tipo Fiat Palio Weekend, de um total de 56.227,34 carros desse modelo que têm seguro no país, o equivalente a um índice de 1,64%.

O número total de veículos segurados não é absoluto porque a contagem é feita proporcionalmente em função dos contratos de seguro e suas datas de vencimento, que são mensais. Se o contrato de um seguro vence em um mês durante o período analisado, ele não poderá ser computado de forma integral no ranking.

O índice é obtido a partir da divisão do número de sinistros (que é a soma entre os casos de roubos e furtos) pelo número de veículos segurados de cada modelo. Os dados são coletados a partir de apólices ativas e dados informados pelas seguradoras à Susep —órgão que regula o setor.

Veículos com índices de roubo elevado geralmente têm seguros mais caros. Apesar de outros fatores também contribuírem para o preço da proteção, como perfil do motorista e custo de conserto, o índice de roubo e furto do veículo é responsável por cerca de 50% do custo do seguro, dizem especialistas.

A amostra considerou índices de roubo e furto de cada modelo em todo o país para carros de passeio nacionais e importados. Esses números variam conforme cada estado e até entre os bairros de uma mesma cidade. Além disso, foram consideradas todas as faixas etárias e sexos do condutor, que também influenciam na formação do preço do seguro.

Para consultar o índice de um determinado modelo em cada estado, para cada faixa etária e sexo do condutor, basta fazer a pesquisa com estes critérios no site da Susep.

Metodologia

Para tornar a amostra mais representativa, foram incluídos neste ranking apenas os índices de roubos dos 50 veículos mais vendidos no país entre janeiro de 2012 e setembro de 2016, último dado disponível, de acordo com números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Dessa forma, foram excluídos do levantamento da Susep modelos que acabavam aparecendo no topo da lista dos mais roubados porque o número de carros segurados era pequeno.

Assim, mesmo com poucos sinistros esses modelos acabavam ficando com altos índices de roubo e furto. Segundo a própria Susep, uma quantidade pequena de veículos segurados não garante a credibilidade do índice.

A montagem do ranking, portanto, foi feita da seguinte forma: inicialmente foram selecionados os 50 carros mais vendidos do país nos últimos cinco anos; em seguida foram verificados os índices de roubos e furtos de cada um deles; e por fim, os modelos foram listados em ordem decrescente, dos mais roubados para os menos roubados.

Saiba Mais…

 

A Uaitracker é especialista em rastreamento veicular e pode ajudar Você a monitorar o seu veículo, lhe oferecendo assim maior segurança. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Implantamos rastreadores em veículos em até 4 horas e temos técnico especializado! A nossa empresa atua há mais de 13 anos no mercado e oferece produtos e serviços com garantia e nota fiscal!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas